Josefa Maria da Conceição, popularmente conhecida como Tia Zefa, nasceu em Paulo Jacinto, Estado de Alagoas, no ano de 1944, teve 5 irmãos, sendo 3 homens e 2 mulheres. Seu pai faleceu quando tinha apenas 6 anos e algum período depois sua família se mudou para Taciba, interior de São Paulo. Tempos depois decidiram vir para Ivinhema, adquirindo terras próximo ao Córrego Azul.
Ela contou que descobriu sua vocação com 30 anos de idade, através de um filme em que assistiu e aparecia um seminário, com meninos jogando bola em um ambiente alegre e descontraído e as freiras visitando as famílias nas casas e sítios.
“Fiquei encantada e senti vontade de fazer o mesmo trabalho daquelas irmãs. Até falei para minha mãe na época que se fosse menino eu iria para o seminário ser padre, porque vi no filme que era um ambiente gostoso, onde até jogavam futebol”.
Nesta mesma época, em 1969, no encerramento de um terço em que participava com sua família, teve o primeiro contato com uma freira que participou do terço, era Tia Anita, com quem conviveu por muitos anos depois. Tia Anita e irmã Sebastiana começaram a participar mais na comunidade onde morava e o contato aumentou, se encantando com o trabalho delas. Após o falecimento de sua mãe em janeiro de 1970, ela decidiu seguir sua vontade de se tornar freira, fazendo diversas formações e cursos vocacionais.
Ao responder a entrevistadora Silvana Pessoa, sobre qual conselho daria para as famílias hoje, Tia Zefa disse que os pais precisam pensar muito bem antes que querer colocar um filho no mundo, pois é uma responsabilidade muito grande. “Não basta apenas por o filho no mundo, é preciso educar, levar a igreja, mostrar o caminho correto e ser exemplo para os filhos em suas atitudes na vida. Pode ser em qualquer religião, pois o principal é Jesus Cristo”.
A irmã comentou que muitas vezes encontra pessoas, até nas redes sociais, que falam que ela foi catequista, e não são todos que ela lembra. Foram muitos anos como professora de catequese, tendo diversos alunos.
Ela disse também os diversos trabalhos que já realizou e ainda realiza na paróquia de Ivinhema, sendo que mesmo assim ela não se considera uma pessoa ilustre do município, conforme havia afirmado a entrevistadora. Josefa também disse sobre as comemorações do Jubileu de 50 anos da Paróquia São Paulo Apóstolo, onde ela participa desde o início.
O site AconteceuMS realizou uma entrevista com Josefa Maria da Conceição, popularmente conhecida como Tia Zefa. No video ela conta sobre sua trajetória e sua chegada no município de Ivinhema