Ivinhema - No ano de 1957, a ainda não imaginada cidade de Ivinhema, já começava pouco surgir, foi por uma visão do pioneirismo de um paulista Reynaldo Massi, filho de imigrantes italianos, cria uma empresa chamada Someco responsável pela colonização da região que desbravava e abriu uma clareira naquele ano para criar uma pista de pouso, pois era o único meio transporte que chegava localidade. Com o crescimento da população surge o desejo de criar uma comunidade entre as pessoas, através da religião católica essa comunidade se consolida.
A Paróquia São Paulo Apóstolo hoje é composta por 19 comunidades incluindo a Igreja Matriz, em sua história de 1963 a 2018 ocorreu um crescimento na comunidade de fé, na qual passaram muitos pároco, hoje e conduzida pelo atual Pároco Padre Eurico juntamente com o Padre Declair.
22 de junho de 1963 – Primeira missa de Ivinhema junto ao cruzeiro no marco zero, celebrada por Padre Alderige Baggio
28 de julho de 1963 – Missa Campal junto ao Cruzeiro com benção da cidade. (hoje marco zero da cidade)
30 de agosto de 1964 – Inauguração da Primeira Capela de madeira pela colonizadora SOMECO com arquitetura do Dr. Prestes Maia, à época recebeu o nome de Capela São Paulo Apóstolo, ainda não tínhamos Padres fixos. As missas e celebrações eram feitas por outros sacerdotes que vinham de outras cidades como por exemplo Dourados até mesmo seria mais pertencente à Diocese de Dourados.
20 de Dezembro de 1969, 33 cidadãos de Ivinhema se reuniram com objetivo de estudar métodos para a criação da Paróquia de Ivinhema e cuidar das campanhas, pois até então éramos atendidos por Padre da cidade de Glória de Dourados (entre os anos de 1961 a 1970).
A primeira comissão eleita foi composta pelos cidadãos: Sebastião Staut (Presidente), Dr. Albari Ribeiro de Souza (vice-presidente), Paulo Rodrigues dos Santos (primeiro secretário), Elizeu Vilela Berbel (segundo secretário) e Vicente Brando Staut (primeiro tesoureiro).
Localização da Igreja: Quadra 31 no Bairro Piraveve, área total era de 60.312.970 m2.Por se tratar de área de domínio público e a Mitra não possuir documentos legais de posse da área, em 26 de junho de 1998 foi encaminhado Projeto de Lei 540/98 desafetando uma área de 26.755.795m2 para a Mitra Diocesana de Dourados.
Em 01 de julho de 2002 através da Lei Municipal 649/2002 foi autorizada a desafetação do restante da área com 33.557.175m2 em favor do Projeto Nova Jerusalém.
Em 05 de março de 1970 chega em Ivinhema o primeiro Padre João Panazzolo, congregação religiosa enviado pelo Bispo Dom Benedito Zorzi da Diocese de Caxias do Sul – RS onde iniciou seus trabalhos na comunidade preparando a comunidade para criação da paróquia . Já existia uma capela onde Padre João Panazzolo rezava junto com a comunidade.
Em 05 de novembro de 1970, Dom Carlos Schmitt assina o decreto de criação da Paróquia de Ivinhema tendo como padroeiro São Paulo Apóstolo.
Em 05.11.1971, a paróquia de Ivinhema foi oficializada pelo bispo que presidia à diocese da época, Dom Carlos Schimitt, nomeando como pároco Pe. João Panazzolo (ordenado em 13 de janeiro de 1963), que já residia em Ivinhema há mais de um ano trabalhando com as primeiras religiosas Irmãs Sebastiana Lima da Silva, Ana Maria Araújo Costa.
Com o crescimento da cidade de Ivinhema também crescia o número de fiéis de forma que a capela então existente não comportava mais a comunidade católica, as missas passaram a ser celebrada no salão de festa da Igreja enquanto pensava em construir uma igreja maior, com a permanência dos padres religiosos de Santa Maria Rio Grande do Sul- Diocese de Caxias do Sul o pároco da época João Panazzolo remete-se ao bispo Dom Benedito Zorzi para solicitar sua ajuda na construção da Igreja São Paulo Apóstolo.
Em 1974 foi celebrada a cerimônia da pedra fundamental da construção da Igreja Matriz no centro da cidade e a enquanto a construção da igreja acontecia e as missas passaram a serem rezadas no salão de festa improvisado ao lado da casa paroquial, em terreno emprestado da Someco.
Com o funcionamento da nova Igreja em construção e em condições de celebrar, a pequena capela de madeira ficou fechada, com o tempo foi apodrecendo a madeira, enfim a capela estava caindo. A comissão da Igreja Nossa Senhora Aparecida procurou a Someco S/A para pedir ajuda na reconstrução da capela.
O pedido da comissão foi atendido e a equipe da Someco restaurou a Igreja que antes era onde aconteciam as celebrações e conhecida como matriz São Paulo Apóstolo. O Pároco da época Moacir Miguel dos Santos que depois dessa restauração oficializou a Igrejinha “ Santuário de Nossa Senhora Aparecida”.
Antes da Reforma / Depois da Reforma (Créditos na imagem)
Foi construída uma nova Igreja maior para acolher a comunidade Nossa Senhora Aparecida que ficou pronta no ano de 1999.
Reinauguração do Santuário de Nossa Senhora Aparecida aconteceu no dia 30/10/2006 com uma missa solene rezada pelo pároco Pe. Moacir Miguel dos Santos.
Para zelar pelo Santuário, foi delegada a responsabilidade ao Projeto Nova Jerusalém. Hoje a igrejinha é muito procurada para celebrar o casamento dos filhos dos primeiros moradores, e também visitada por pessoas que já moraram aqui e foram embora, filhos dos primeiros moradores no início da cidade onde foram batizados e também visitam a Igrejinha.
Hoje a cidade de Ivinhema tem sua igreja Matriz São Paulo Apóstolo que depois de cinco décadas continua a crescer levando a palavra a todas as comunidades e famílias que fazem parte dessa construção histórica.
IGREJA MATRIZ DE IVINHEMA SÃO PAULO APÓSTOLO
Fonte da matéria: HISTÓRICO DA PARÓQUIA DE IVINHEMA.
Professora: Aparecida
Equipe: Cícera Carvalho de S. Silva,
Edmilson
Schirley