Adolfo Casado Martins chegou em Ivinhema no dia 06 de Julho de 1965, aos 45 anos de idade, para construir sua vida aqui nessa terra, e trouxe consigo "uma vaca parindo e outra prenha".
Ele contou para nossa reportagem como foi sua chegada em Ivinhema e sobre como viu a cidade se erguer: “Quando cheguei aqui, era apenas três botecos, o escritório da Someco, uma bomba de gasolina e uma venda (mercadinho)”, disse o Sr. Adolfo.
Para dar conforto a esposa e filhos, trabalhou cuidando de gado, plantando arroz, soja e milho.
Ao todo, o Sr. Adolfo é pai de 10 filhos, com todos vivos, e possui 22 netos e 18 bisnetos. Um de seus netos é o Padre Fábio Casado, que é chamado carinhosamente pelo seu avô de "neto padreco".
Atualmente o Sr. Adolfo mora em uma das suas chácaras com uma cuidadora, mas tem a presença dos membros da família constantemente.
Sr. Adolfo é a alegria de toda a família, andando de triciclo, escrevendo em seus cadernos e sendo muito participativo na vida de todos que estão por perto dele.
Entrevista realizada em 2020 com o senhor Adolfo Casado, pioneiro na região. Hoje com 102 anos, ele fala sobre sua chegada no município